segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Colorir Também é Moda - Kairós Interactive

Seja para dar um toque de cor em um ambiente mais sóbrio ou para colorir a sala toda, os profissionais mostram projetos inspiradores.


Amarelo + Vermelho

Quando a metragem é pouca, o projeto é um grande desafio. Além de pensar em espaço para todos os objetos e necessidades da moradora, a designer de interiores Fernanda Moreira teve de projetar o apartamento de forma que houvesse uma boa circulação, que é essencial.

Para isso ser possível, ela apostou em peças versáteis, com múltiplas funções. “A proprietária é uma garota solteira e jovem, ligada em tendências. Por isso, pude criar um espaço mais despojado. O pufe, por exemplo, serve também como mesa de centro e tem outras utilidades: quando está sozinha vendo TV, ela pode usá-lo como apoio para os pés. Se estiver com muitas visitas, serve como mais um assento ou substitui uma mesa de centro para apoiar as bebidas ou petiscos”, diz Fernanda.

A marcenaria sob medida aproveitou o espaço criado pela pequena parede, que delimita as áreas íntimas. O nicho, revestido com laca branca, abriga os eletrônicos.



Branco + Azul

Enquanto a maré sobe e as ondas quebram nas pedras da praia de Astúrias, no Guarujá, é possível apreciar essa vista na sala de estar deste apartamento. A decoração, predominantemente azul, inspira-se no verão. A planta do imóvel é irregular e tem formato semelhante a um hexágono. Toda a extensão do living de 56m² foi bem aproveitada. São três ambientes integrados,projetados para que toda a mobília fique voltada para o terraço. “Assim, as cores que estão nas paredes ficam fora do campo de visão das pessoas e não tiram a atenção da linda vista da praia”, conta o designer de interiores Natanael Felipe.

Inspiradas nas ondas do mar, as formas orgânicas passeiam pelo ambiente, dos detalhes de gesso no teto ao desenho dos tapetes de nylon em tons de azul e branco. O matiz está ainda no sofá (branco com detalhes em azul-marinho), que tem assento e encosto arredondados.Destaque para as quatro almofadas de gotas coloridas que formam uma divertida representação do mar e acrescentam irreverência à decoração.

O layout , com sofás virados para o terraço, foi pensado para assegurar a sensação de bem-estar.



Branco e Bege + Vermelho

O projeto é marcado pelo branco que tinge as paredes,o porcelanato do piso, a sarja do sofá de canto, o tapete, os pufes acomodados no centro e os acabamentos das portas e janelas. Mantendo a fluência de tons, o ver melhor passeia entre o bordô e o laranja intenso e salta entre as tonalidades neutras. Na casa não existe hall e o visitante é surpreendido por todo o cenário logo ao entrar. 

Os sofás (duas peças em “L”) foram dispostos formando um amplo corredor até a escada que dá acesso aos quartos. A disposição dos móveis permite fácil circulação entre o escritório e área de lazer e define o tamanho da sala. Quatro passos adiante, de um ângulo mais íntimo, nota-se o verde integrado ao projeto. As imponentes janelas vão do chão ao teto – lembrando o pé-direito duplo – e permitem a entrada dos primeiros raios de sol da manhã, refletidos na folhagem.

O projeto atual é resultado de uma reforma, que transformou a garagem em sala de estar. A entrada de luz foi preservada pelas janelas amplas. Árvores e arbustos plantados rente à fachada garantem privacidade.

Azul + Bege

Com uma arquitetura que se envolve e interage com a piscina da área externa, o living de Álvaro Côrtes ganhou elementos de puro azul para garantir ares nobres – a cor foi considerada durante grande parte da história como sinônimo de nobreza, devido à difculdade de encontrar os pigmentos para produzí-la.

Para tornar o espaço mais aconchegante, o arquiteto investiu em uma tonalidade mais quente: do laranja derivam nuances mais suaves e neutras, como os beges utilizados. A iluminação natural, que invade a sala em parte do dia, foi driblada por Álvaro com vidros azulados. “O azul, como cor fria, intensifca o bem-estar e suaviza o sol da tarde”, explica o arquiteto. 

O pé direito elevado e os itens azuis alongados, como os vasos e a cortina, deixam o ambiente ainda maios



Festival de tons

Usar cores claras, abrir o máximo e integrar o living à sala de jantar e à cozinha. Essas foram as principais propostas dos arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes para a sala de 60 m². Como o pé-direito é convencional, conta com 2,70 m, os profssionais tiveram de criar algumas medidas para ampliar o ambiente.Uma delas foi optar por tons neutros, que contrastam com as cores vivas dos sofás e dos quadros. 


Na parede próxima à cozinha (muito usada pelos moradores), optaram por cinza-claro, para destacar o ambiente. No piso, placas de porcelanato marcam presença. A iluminação também foi um dos artifícios usados pelos profissionais para ampliar o local. Lâmpadas halógenas projetam a luz para o teto e depois a distribuem por toda a sala. Há alguns balizadores nas paredes e um pendente para iluminar o jantar. “Desta forma, a sensação de amplitude é maior, até mesmo do pé-direito da sala”, explicam os profissionais. 



Fica a Dica!

Kairós Interactive, uma tapeçaria com loja de móveis bem diferente de tudo que tenha visto em sua vida!

Rua Honório Maia, 185 - Tatuapé - São Paulo
11 2093.4205 // 8090.3937

Nenhum comentário: